Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

UM ALERTA SÉRIO À COMUNIDADE DO SAGUAÇÚ E ADJACÊNCIAS

Comunidade do Saguaçú e adjacências saibam que estão trabalhando silenciosamente para subtrair do nosso convívio, o último espaço verde da natureza localizado no Bairro Saguaçú, responsável pela nossa segurança e qualidade de vida.
A FUNDEMA através das suas ações burocráticas esta liberando um projeto para a construção de um empreendimento imobiliário denominado Condomínio dos Lagos, que irá abranger a referida área verde, contemplada com nascentes de água e uma rica biodiversidade da nossa região. O dito projeto tem como ponto de partida a divisa com a AABB, passando aos fundos de todos os terrenos da Rua Ágata, contornando a Rua Guilherme Elling, finalizando na Rua Água Marinha.
É mais uma atitude política de prevalência dos interesses econômicos para a construção de um empreendimento imobiliário em detrimento ao respeito à vida, respeito ao meio ambiente, respeito à segurança de toda a comunidade. A FUNDEMA ressalta que está cumprindo a COTA 40 prevista em Lei Municipal. A COTA 40 é uma lei dos homens, mas, há de se respeitar o equilíbrio da COTA da natureza, da COTA da morada dos animais, da COTA das nascentes, da COTA dos sinais de alertas emitidos pela natureza frequentemente. É um local formado por uma variedade encantadora de fauna e flora com seus dias contados. O ADEUS a toda essa exuberância verde já tem data marcada, com início das obras para junho de 2011.
Os moradores das Ruas Ágata, do Ouro, Platina, Rio Negrinho, Rodeio, São Carlos, Berilo, Ametista, Guilherme Elling e Água Marinha são testemunhas presenciais da variedade de plantas, animais terrestres e pássaros que ainda se espremem para morar e se reproduzirem no pouco espaço que  lhes resta. Temos nessa área: tucanos, aracuãs, arapongas, famílias de sagüis, entre outros animais que vivem em harmonia.
A Imobiliária, o Empresário do Condomínio, a Azimute Engenharia, a FUNDEMA e a família Aguiar representados por um dos membros da família Sr Osvaldo Aguiar, que mora em Campinas-SP, proprietário da empresa Rio Pardo Agro Negócios, sem qualquer compromisso com a cidade, desejam apenas vender.
Procurei-os por inúmeras vezes para tratar do assunto e em todas fui ignorado. É necessária uma mobilização da comunidade e dos nossos representantes mais próximos, para defendermos e mantermos essa área intacta, livre, permitindo acesso a todos. A justificativa apresentada para convencer-nos de que um condomínio desse porte vai valorizar nossas propriedades, é subestimar demasiadamente a nossa capacidade de pensar. Desejamos uma área verde pública, livre de qualquer interferência humana, sem restrições de classe e poder econômico.
Um condomínio só trará benefícios para seus moradores. É uma forma de segregação, onde existirão os afortunados do lado de dentro e os excluídos do lado de fora.
A comunidade tem o direito sagrado de poder contemplar a área verde, com toda sua exuberância e biodiversidade, não um paredão de concreto, isolando-nos de um milagre da natureza que não pode ser exclusividade de poucos.
A argumentação de que o condomínio manterá a preservação ambiental do LADO DE DENTRO (quem sabe uns 30% da mata nativa e das nascentes) só confirma os escolhidos do Jardim do Éden. 
ISTO POSTO, CONCLAMO TODA A COMUNIDADE DO SAGUAÇU E ADJACENCIAS, PARA NUM MANIFESTO DE REPÚDIO, MOVIMENTANDO-NOS SABIAMENTE, PARA SALVAR A ÁREA VERDE, AS NASCENTES E A MORADA DOS ANIMAIS.

COMO PRÊMIO, TEREMOS UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, O ESPLENDOR DAS ARVORES, O COLORIDO DAS FLORES E, AINDA, A IMPORTANTE RETENÇÃO NATURAL DAS ÁGUAS DAS CHUVAS QUE ATÉ A PRESENTE DATA TEM NOS PROTEGIDO.

Professor Ademir Luiz Clemente MSc, em Engenharia de Produção  da UNIVILLE, Empresário,  mora  há 41 anos no bairro Saguaçu.  

NOTA: Para ver a área ameaçada, acesse: Google maps/ bairro saguaçu Joinville 

28 comentários:

  1. Professor, fica tranquilo!
    Estamos agilizando nossos comentários...
    Afinal, faremos isso pela nossa Joinville!

    ResponderExcluir
  2. Apoio totalmente o que o professor disse. Não basta só pensar nos poucos moradores que vão desfrutar desde "paraíso" e sim da comunidade, que está perto a tanto tempo, cuidando, preservando, se são obrigados a assistir a destruição da natureza do lado de fora.
    A fauna e a flora não podem fazer nada pra defender, e cabe a nós protestarmos por esse absurdo constante que temos em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o apoio recebido e necessário para, ainda em tempo, podermos mudar o rumo da história.

    ResponderExcluir
  4. Apoiado professor!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Já está acontecendo tanta coisa ruim no mundo será que não é um aviso da Natureza.
    Ela sempre esteve aqui antes de empresas, casas, apartamentos etc...
    Então precisamos preservar um dos unicos espaços de natura que ainda nos resta.

    ResponderExcluir
  5. Apoiiio totalmente!
    É o cumulo como as pessoas hoje em dia
    colocam o dinheiro acima de tudo como se a natureza não fizesse parte da gente!
    E o ar? como fica?
    Concordo com a Samara, essas tragédias que vemos por aí nada mais é que a natureza dando o troco no ser mais egoísta que existe.. o homem!
    Saai pra la Condominio dos Lagos! Deixa nossa pequena mata em Paz!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza apoiado,

    Vamos divulgar bem esse movimento para que isso jamais aconteça.

    Chega de ver a natureza sofrendo pela ganância do ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Tem meu apoio total, diga comop posso colaborar
    analistajlle@yahoo.com

    Ivan

    ResponderExcluir
  8. Ademir, como podemos colaborar para impedir que esse projeto siga adiante? Conte comigo e minha família.
    silvioricardo.rosa@pop.com.br

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo apoio.

    A idéia inicial é buscar um efeito multiplicador dessa informação. Você poderá contribuir inicialmente informando o maior numero de moradores da nossa comunidade e região.

    Manterei as informações atualizadas no Blog.

    Abraços,

    Ademir Luiz

    ResponderExcluir
  10. Professor.

    Sou a favor da preservação e apoio o manifesto contra o desmatamento. Infelizmente são poucas as pessoas que valorizam e cuidam de nossos patrimônios naturais. Geralmente damos valor somente depois que perdemos!!!

    Professor, excelente atitude...

    Michel Rubens Fortunato.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega, conte com nosso apoio!
    Sou professor da FCJ e Coordenador pedagógico dos cursos de Pós Graduação da Sustentare e minha esposa é Gestora dos cursos de Administração da FCJ. Estamos copiando o alerta e divulgando para nossa base de dados que é muito boa além de verificarmos em nossa rede de relacionamentos o que poderemos fazer.
    É um absurdo um órgão como a FUNDEMA que deveria zelar pelo patrimônio natural dos Joinvilenses se curvar servil e vergonhosamente à escusos interesses políticos e financeiros!
    Prof. Aluízio Vilar

    ResponderExcluir
  12. Olá Ademir! Sou moradora do Saguaçu e quero saber como posso me engajar nesta causa.

    Meu e-mail é mare.bio@gmail.com

    Mariana

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. É um absurdo desmatar o pouco de área verde que temos. Há muitos lugares já desmatados que podem servir para o que eles querem.
    Não é justo, mas deve estar envolvido nisso uma "grana federal", então nem pensam duas vezes.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ademir!
    Me chamo Julia, moro na rua Jose do Patrocínio e fiquei beeeem chateada de ler seu comunicado! Sua iniciativa é maravilhosa! Pode contar comigo!!! Aqui em casa todos estamos a favor da Natureza (sou eng. ambiental, recem formada pela Univille e tenho um visinho eng. florestal tb, quem sabe ele tb nos ajude) ainda mais que os sagüis frequentam nossa casa (a árvore na verdade né?) com frequencia. Se puder ajudar de alguma outra forma (além da divulgação é claro), entre em contato comigo. Meu e-mail é jujulia_fernanda@hotmail.com

    Até mais!

    ResponderExcluir
  16. Agradeço imensamente o apoio recebido pessoalmente e por e-mail's. Sei que temos um caminho longo a ser percorrido, mas com o apoio da comunidade certamente poderemos mudar essa situação. Espero que algum representante eleito possa também abraçar a nossa causa.

    ResponderExcluir
  17. Sr. Ademir,
    Falei por aqui e consegui apoio para preservar esse espaço que tanto cuidei e tanto amo!!!Por favor, como posso provar a comunidade de que suas informações são verdadeiras? Por favor entre em contato comigo para me passar os contatos dentro dos orgãos que pesquisou. leotelles1965@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Professor Ademir quanto tempo?!
    Agradeço a preocupação e a iniciativa em divulgar tal absurdo. Moro na rua dos capuchinhos e concordo com o seu ponto de vista. Minha irmã que mora em Floripa tbem vivenciou um problema semelhante lá no sul da Ilha onde tbem queriam fazer a mesma coisa porem eles fizeram uma denuncia ao Ministério Público Federal e dai sim conseguiram embargar a obra antes mesmo que se iniciasse. Precisamos fazer o mesmo, conversei com uma advogada hj aqui na empresa e ela me disse onde fica o procurador ambiental o qual é necessário procurá-lo para fazer tal denuncia. Se o professor ainda não foi ou ja foi, me ofereço pra ir na segunda próxima pra fazer isso. se ja fez irei para reforçar. Um grande abraço. Vamos lutar por nossas vidas pois a natureza é base de nossa existência.

    ResponderExcluir
  19. Vizinho Prof. ADEMIR!
    Parabéns pela sua consciência ecológica.
    Há quatro décadas que nós moradores da Rua Ágata estamos juntos na luta pela recuperação e preservação desta área que foi degradada no passado. Hoje, sem invasão e com a flora e fauna recuperada com a ajuda dos MORADORES, sem qualquer interferência do proprietário ou de órgãos públicos, está prestes a ser degradada novamente.
    Vá em frente estamos juntos.
    Teresinha

    ResponderExcluir
  20. Larry,
    Obrigado pelo apoio. Me passe o endereço do seu e-mail e telefone para que eu possa fazer contato. O Blog está atualizado com as últimas notícias.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Teresinha. Vamos buscar preservar a NOSSA área verde pois temos muito amor por ela.

    Estou mantendo o Blog atualizado com as últimas informações.

    ResponderExcluir
  22. Professor, postei teu texto no jornal ANotícia!
    Vamos ver o que vai dar!

    Abraço!

    Jóice - Ex-aluna e vizinha

    ResponderExcluir
  23. Eu assino em baixo com as questões levantadas pelo professor e mestre Ademir Luiz Clemente, com intuito a defender a natureza e o bem estar que ela nos proporciona. Segundo ele, nós podemos nos defender: falar, nos expressar.. E a natureza de que forma irá se defender?

    Se não fizermos nada e ficarmos de braços cruzados essa área de mata Atlântica irá ser desmatada. E além de trazer grandes danos ao meio ambiente;ao equilíbrio ecológico é um desrespeito a população de Joinville, principalmente aos moradores que habitam nas regiões próximas.

    Se a empresa responsável quer aplicar tal empreendimento em forma de condomínio; porque não escolhe outras áreas de Joinville? A cidade é imensa, e há diversos lugares disponíveis e que não é necessária tamanha crueldade com a natureza e com a população que necessita dela para sua segurança e melhor qualidade de vida.
    Vamos lutar por nossos direitos, e não somente ficarmos reclamando das questões políticas e econômicas que regem em nosso país.

    A iniciativa do mestre Clemente é de grande importância, inteligência e coragem de sua parte, ao levantar questões significativas, que só deseja defender os nossos direitos e conjunto a ‘desprotegida natureza’.

    Se houver necessidade de fazermos mais campanhas, debates, mobilizações, abaixo-assinados, passeatas em prol do bem estar do meio ambiente e também da população, nos unir e agir é a solução.

    Devemos fazer a nossa parte para que a Terra continue tendo condições de abrigar todos os seres vivos, cercados por toda a maravilha que foi criada por Deus para que possamos usufruir com inteligência das áreas verdes que ainda nos restam.


    Ass:Marina Apª Pontarolo

    ResponderExcluir
  24. Realmente é uma vergonha, já temos muito verde na cidade, para quererem tirar mais, daqui a pouco não teremos mas árvores, pássaros, flores, porque do jeito que estão querendo acabar, querem fazer uma cidade de pedra, e os nossos governantes não estão nem aí, vamos nos mobilizar e fazer o que for possível e o impossível para que este lamentavel projeto não saia do papel.

    ResponderExcluir
  25. Realmente a informação da construção do condomínio foi omitida aos moradores, pois várias indagações foram realizadas, ficando estas sempre sem respostas ou ignoradas.

    Não sei se isso se encaixa no ocorrido, mas segundo a lei, funcionário de órgão ambiental que fizer afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados em procedimentos de autorização ou licenciamento ambiental, pode pegar até 03 (três) anos de cadeia.

    Uma área remanescente de 30% de mata comprometerá a reprodução, sobrevivência e qualidade de vida dos animais silvestres restantes na região. Além da destruição da mata ali ainda nativa e toda a biodiversidade presente.

    A área em questão sempre foi tida como área de preservação, encaixando-se na categoria onde não se poder

    > Retirado de "A lei da natureza" por Ubiracy Araújo, Procurador Geral do IBAMA
    "Condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente passam a ser punidas civil, administrativa e criminalmente. Vale dizer: constatada a degradação ambiental, o poluidor, além de ser obrigado a promover a sua recuperação, responde com o pagamento de multas pecuniárias e com processos criminais".

    ResponderExcluir
  26. Art. 64.
    Na produção imobiliária, seja por incorporação ou parcelamento do solo, em áreas urbanas e de expansão urbana, não se aplicam os dispositivos da Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965."Razões do veto"O art. 225 da Constituição da República IMPÕE AO PODER PÚBLICO O DEVER DE DEFENDER O MEIO AMBINETE, aí incluído o dever de ‘definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos’ (§ 1o, inciso III). Também impõe ESPECIAL PROTEÇÃO da Floresta Amazônica brasileira, da MATA ATLÂNTICA, da Serra do Mar, do Pantanal Mato-Grossense e da Zona Costeira (§ 4o do mesmo artigo).

    ResponderExcluir
  27. Apoiado! Precisamos se unir contra a burguesia que quer tirar dos demais membros da comunidade até o privilégio de deslumbrar a natureza. Chega de os que podem pagar fazer o que querem enquanto sofremos com a desigualdade e com o desrespeito para com a Fauna e Flora.

    O 1º passo está dado nessa LONGA CAMINHADA, mas, estamos cientes que sem o 1º passo nunca chegou-se a lugar algum.

    ResponderExcluir
  28. Realmente, isto está uma vergonha, daqui a pouco só os ricos terão acesso a natureza,ou melhor parte dela. Tem um ditado que é assim,""Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro." E é isso que vai acontecer, se cotinuar desse jeito.
    Esta cidade está em desenvolvimento apenas em algus bairros, porque esses empresarios vão mecher em um bairro como o saguaçu que ão suporta novas construções, eles devem migram para bairros que estão em crescimeto. Sr Ademir, estamos dispostos a ajuda-lo nessa batalha.
    Camila Wolff Stall.

    ResponderExcluir